Receba o Programa de Aulas por email



Descrição

Você gostaria de ser mais eficiente dentro e fora da sala de aula? Conheça o curso que irá te ajudar.
Embora existam discussões sobre boas práticas de ensino e técnicas instrucionais, o plano de aulas andragógico (base para um curso com foco em adultos) ainda precisa ser melhor trabalhado pelos educadores brasileiros.

Com o apoio de especialistas na criação de programas de ensino, os participantes do curso passarão por um ciclo de criação ou reformulação de um plano de aulas, analisando o contexto onde um curso é oferecido, além do contexto dos alunos e docentes. Essa análise será apoiada por discussões práticas de professores premiados pelas instituições de ensino onde atuam.

Você também irá conhecer técnicas para adaptação do ensino off-line para o online, com um professor que estudou este tema na Holanda.

Módulos

1 – Definição do contexto do plano de aulas e introdução ao design de aulas
2 – Design do plano de aulas
3 – Prática de aulas
4 – Integração do Off-line com o Online

Professores (Veja aqui biografia completa)

linkedin-logoLiao Yu Chieh, MBA

Professor da pós-graduação do Insper. Superintendente de Projetos Transformacionais no Banco Votorantim. Vencedor do prêmio Chafi Haddad de Excelência em Ensino por 4 vezes.

linkedin-logoRégis Tractenberg, M.Sc.

Mestre em Tecnologia Educacional, Universidade de Twente, Holanda. Foi professor do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática da UERJ. Foi membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell em Haia.

linkedin-logoThiago de Carvalho, M. Ed.

Mestre em Educação e Ensino de Negócios, New York University. Country Manager da Clinton Education para o Brasil. Se especializou em ensinar negócios também pela Harvard University e University of Florida.

Aulas

Aula 1 – Design de aulas: o contexto social do ensino
Aula 2 – Design de aulas: educadores e alunos
Aula 3 – O Plano de aulas na prática
Aula 4 – Preparação de uma aula na prática
Aula 5 – Ministrando uma aula, na prática
Aula 6 – Design de aulas: alunos e a etapas da criação de um plano de aulas
Aula 7 – Design de aulas: preparação de uma aula
Aula 8 – Design de aulas por objetivos: ministrando uma aula
Aula 9 – Identificação dos desafios e oportunidades de um curso online
Aula 10 – Caminhos para a realização de um curso online pedagogicamente adequado

Objetivo de Aprendizagem

  • Classificar e diferenciar os contextos onde um plano de aulas é utilizado
  • Identificar as etapas da criação de um plano de aulas
  • Iniciar o desenvolvimento de plano de aula nas áreas e subáreas de negócios
  • Identificar desafios e oportunidades de integrar um curso off-line com o online

Veja mais objetivos de aprendizagem no Programa de Aulas.

Público-alvo

  • Professores de ensino superior
  • Professores de educação continuada
  • Coordenadores acadêmicos
  • Coordenadores pedagógicos
  • Interessados em dar aula ou que buscam se desenvolver como educadores

Datas e Horário

Datas: Sob consulta
Horário: Sob consulta

Baixe o Programa de Aulas

Forma de Pagamento

No cartão de crédito em até 12 vezes, cartão de débito, à vista no boleto ou transferência bancária.

Metodologia Clinton online ao vivo

Nossa metodologia oferece inovação no ensino com as melhores práticas educacionais.

Traz inovação no ensino e permite:

  • interação entre professor, aluno e participantes para construção sólida do aprendizado;
  • acesso à metodologia e educadores das grandes capitais do Brasil e do Mundo;
  • otimização de tempo, sem necessidade de deslocamento até a instituição de ensino.

 

Professores

56
Liao Yu Chieh, MBA
Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e MBA em Finanças pelo Insper, com certificação internacional Certified Financial Planner (CFP®). Atualmente, é Superintendente de Projetos Transformacionais no Banco Votorantim. Sua experiência inclui passagens em produtos, precificação de operações de tesouraria, desenvolvimento de sistema de informação gerencial e controle, e gestão de portfólio de crédito, e controladoria. Sua atuação profissional foi destaque em diversos canais de comunicação, como O Estado de São Paulo e Universo Online, além de referências em mídia especializada.

Na área educacional, Liao ministra há 9 anos cursos de finanças na pós-graduação no Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, onde também é membro do Comitê de Docentes dos Certificates (pós-graduação), grupo que coordena atividades relacionadas ao recrutamento, seleção e desenvolvimento de professores e programas. Por sua atuação destacada como docente, Liao recebeu 4 Prêmios Chafi Haddad de Excelência em Ensino (2008, 2010 e 2013).

56
Régis Tractenberg
Régis Tractenberg é Psicólogo graduado pela UFRJ e Mestre em Telemática Aplicada a Educação e Treinamento pela Universidade de Twente na Holanda. Desde 1998 oferece cursos, planeja e coordena projetos de educação e treinamento em empresas e instituições educacionais.

Foi professor do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática da UERJ. Foi gerente de e-learning da ID Projetos Educacionais e membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell em Haia onde colaborou no desenvolvimento de cursos sobre produção de Petróleo e Gás e na capacitação de docentes internacionais da Shell Open University. Atualmente é diretor e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional, professor convidado da Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ, e membro do conselho científico da ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.

56
Thiago de Carvalho, M. Ed.
Thiago é Mestre em Educação e Ensino de Negócios pela New York University, pós-graduado em administração pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e Consultor da Higher Education Academy (Reino Unido) para o Brasil.

De 2006 a 2013 atuou no Centro de Empreendedorismo do Insper, onde capacitou centenas de empreendedores, alguns premiados internacionalmente. Durante esse período, co-fundou e coordenou a competição de negócios da escola, atualmente na 8a edição. Nesse processo, capacitou mentores e professores que atuaram na educação de empreendedores e futuros empreendedores. Na última posição, como Coordenador do Centro de Empreendedorismo, Thiago co-desenvolveu um programa inovador para formação de alumni empreendedores.

Possui experiência nas multinacionais Directv, Telefónica e Santander, onde dirigiu e treinou diretamente equipes de 2 a 350 pessoas. Somada à experiência executiva, empreendeu no Antecipe a matrícula e garanta sua vaga Se não o puder fazer o curso, reembolsamos 100% Matrículas ramo varejista de moda e no e-commerce de produtos para pequenas empresas. No ramo varejista, Thiago vendeu sua participação na empresa. O e-commerce foi descontinuado após um ano de operação.
Sua atuação no ecossistema empreendedor foi destaque em diversos meios de comunicação, como O Estado de São Paulo, Exame PME, Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Valor Econômico.

Entre os reconhecimentos, foi eleito pela Universität St. Gallen, Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo. No Insper, foi reconhecido como alumnus destaque. Como mentor, Thiago recebeu o prêmio de melhor Plano de Negócios Escrito na edição latino-americana da competição promovida pela University of Texas at Austin. Em Nova Iorque, recebeu o 1o lugar no prêmio Kapor Center for Social Impact at New York City Startup Weekend Education.

Thiago atua como membro do comitê de comunicação da Academy of Management Entrepreneurship Division, onde trabalha para o aprimoramento do diálogo entre acadêmicos e praticantes de empreendedorismo e é voluntário do Instituto Empreender Endeavor, onde foi protagonista do e-curso Estratégia de Vendas. Na área educacional, também atuou como professor no Senac e palestrante na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Thiago participou de programas de formação de professores na Florida University (Experiential Classroom) e Harvard University (Teaching Cases Online e Case Method Teaching Seminar).

Certificado

A Clinton fornece certificado aos alunos que concluírem 75% ou mais das atividades propostas em aula.

Exemplo de certificado:

certificado

Quem já fez curso da Clinton | Alcance nacional

Alunos da Clinton atuam ou atuaram nas seguintes instituições, em mais de 50 cidades:

HSM Educação | Fundação Getúlio Vargas | ESPM-RJ | Universidade Federal do Rio Janeiro | Universidade Federal Fluminense | Belas Artes | Insper Instituto de Ensino e Pesquisa | Instituto Federado Espirito Santo | Universidade Federal do Ceará | COPPEAD-UFRJ | B.I. Internacional | Faculdade Católica de Rondônia | Prefeitura de Fortaleza FECAP | SENAC | PUC Paraná |Sebrae | Uniaraxá | MeuSucesso.com | Unigranrio | Unoesc | Universidade do Vale do Rio dos Sinos | Instituto Federal Farroupilha | Inatel | UNIVALI – Universidade Vale do Itajaí

Depoimentos

“Valeu muito! Debatemos e trocamos ótimas experiências. O curso Formação de Professores da Clinton provocou profundas reflexões sobre como traduzir teoria em prática, que me desafiaram a fazer meus alunos crescerem mais ainda. Obrigado a todos! Vou sentir saudades dos sábados.”

Ricardo Tortorella Foi Diretor-Superintendente do SEBRAE SP e Coordenador Executivo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

 

Ricardo Tortorella

"A cada aula do curso Formação de Professores de Empreendedorismo ficava mais motivada e inspirada. O curso é excelente! Parabenizo pelas atividades, debates e inovação do programa."

Carla Fabiana Cazella

Coordenação Curso Administração da Unoesc Chapecó - SC

Carla Fabiana Cazella

"O curso de Design de Aulas propicia um momento de reflexão, de rever meus conceitos de trabalho em sala de aula. Mesmo à distância, interagir com professores de outras áreas e regiões do país é um diferencial do curso. A metodologia da Clinton encurta a distância entre os alunos e o professor"

Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo

PhD pela FGV, Professor de Administração da Universidade Federal do Ceará

Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo