Receba o Programa de Aulas por email



Descrição

Capacitação de professores no Método de discussão de Casos (Harvard)

Por meio de metodologias ativas, o curso Ensinando com Cases proporciona a professores e instrutores vivência e debate para para aplicação de casos de ensino, de forma a contribuir para a adoção do Método de Estudo de Caso como plataforma de ensino-aprendizagem em sala de aula. Trata-se de um curso com enfoque experiencial, em que serão discutidos 4 casos, abordando as vantagens, desvantagens  e indicações do Método do Caso, bem como suas principais características, benefícios, desafios de implementação e possíveis “soluções” para adoção em sala de aula, considerando o contexto brasileiro.

Objetivo de Aprendizagem

Ao final deste curso, o participante deverá estar apto a:

  • Conhecer quais são e no que consistem os 3 estágios da aprendizagem com casos, como metodologia ativa;
  • Avaliar o grau de complexidade de um caso, com base nas suas 3 dimensões, diferenciando;
  • Visualizar o uso do Quadro Branco (ou flip-chart) como instrumento de registro visual e cognitivo de apoio à discussão;
  • Conhecer a estrutura típica de um caso de ensino e de sua respectiva nota de ensino;
  • Aprender a tipologia de perguntas úteis para manutenção da discussão, bem como seu emprego recomendado em sala-de-aula.
  • Enumerar os trade-offs entre uma aula expositiva e uma aula com discussão de casos;
  • Conhecer como a infraestrutura física e a linguagem corporal influenciam a dinâmica da sala-de-aula de discussão de casos;

    Datas e Horário

    As quartas, 28 de outubro, 04, 18 e 25 de Novembro e 02 de dezembro.
    Horário: Das 10h às 19h

    Forma de Pagamento

    No cartão de crédito em até 12 vezes, à vista no boleto ou transferência bancária.

    Preparação prévia

    O curso possui 16h/aula (presenciais). Estima-se que são necessárias outras 16h de preparação prévia individual. Tal preparação prévia individual é imprescindível para a participação no curso, uma vez que o tempo de aula presencial será centrado na discussão dos casos selecionados e nas adoção do método no contexto Brasileiro.

Professores

56
Gaspar Giacomini
Gaspar é um entusiasta, praticante e um dos maiores especialistas brasileiros no Método do Caso! É bacharel em Administração pela UFRGS, e mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, com extensão em Wharton. Fez capacitação no Método de Caso na Harvard Business School. Trabalhou nas áreas de negócios e de marketing em empresas como Vivo, IBM, Coca-Cola e Oi, e atualmente trabalha no BNDES com avaliação de projetos e análise de investimentos. É professor do Instituto de Engenharia e Gestão (IEG) e da ESPM, onde também é responsável por capacitar professores para o ensino de casos.

Certificado

A Clinton fornece certificado aos alunos que concluírem 75% ou mais das atividades propostas em aula.

Exemplo de certificado:

certificado

Depoimentos

“Valeu muito! Debatemos e trocamos ótimas experiências. O curso Formação de Professores da Clinton provocou profundas reflexões sobre como traduzir teoria em prática, que me desafiaram a fazer meus alunos crescerem mais ainda. Obrigado a todos! Vou sentir saudades dos sábados.”

Ricardo Tortorella Foi Diretor-Superintendente do SEBRAE SP e Coordenador Executivo da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

 

Ricardo Tortorella

"A cada aula do curso Formação de Professores de Empreendedorismo ficava mais motivada e inspirada. O curso é excelente! Parabenizo pelas atividades, debates e inovação do programa."

Carla Fabiana Cazella

Coordenação Curso Administração da Unoesc Chapecó - SC

Carla Fabiana Cazella

"O curso de Design de Aulas propicia um momento de reflexão, de rever meus conceitos de trabalho em sala de aula. Mesmo à distância, interagir com professores de outras áreas e regiões do país é um diferencial do curso. A metodologia da Clinton encurta a distância entre os alunos e o professor"

Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo

PhD pela FGV, Professor de Administração da Universidade Federal do Ceará

Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo