Descrição

Em 2010, a Harvard Business School – escola de negócios da Universidade de Harvard – patrocinou o estudo The Future of MBA Education (O Futuro do Ensino de Negócios). Na ocasião, foram desenvolvidos cases educacionais detalhando a abordagem de seis diferentes escolas de negócios, de classe mundial:

RESUMO DOS CASES UTILIZADOS NO PROGRAMA*
Stanford Graduate School of Business
In fall 2007, Stanford Graduate School of Business (GSB) adopted a new curriculum that it heralded as a “revolutionary change in management education.” The new approach aimed at increasing the level and quality of student academic engagement. This case describes the concept and described its implementation and early challenges.

Harvard Business School
In 2008 the Boston-based Harvard Business School would turn 100. As the centennial year began, the HBS community and leadership were reflecting on how the School might fulfill its mission to “develop business leaders who make a difference in the world” in the next century. This case focuses on the school’s commitment to general management education and its implementation in an increasingly globalized business world.

Yale School of Management
In the fall of 2006, the Yale School of Management launched a new core curriculum in its MBA program.
The new curriculum eliminated traditional discipline-based courses such as finance and marketing and replaced them with courses that sought to integrate teaching and learning across functions and from the perspective of the constituents with whom leaders typically interacted, such as customers, competitors, and investors. This case examines the implementation of the new curriculum and how it transformed business education at the Yale School of Management.

Center for Creative Leadership
The Center for Creative Leadership (CCL) was founded in 1970 on the notion that leadership was not innate but could be learned. CCL evolved into one of the world’s top leadership development organizations, involved in both research and program design and delivery. This case explores CCL’s approach to leadership and management education for executives and presents some of the challenges the CCL faces as many different types of leadership development providers continue to emerge.

INSEAD
In the spring of 2008, INSEAD offered a one-year MBA, PhD, executive MBA, and non-degree management education programs to nearly 900 MBA students, 64 PhD candidates, and over 8,500 executive education students. With two campuses, one in Europe and one in Asia, INSEAD had been a pioneer in setting up a secondary campus as a way to push the internationalization of its faculty and curriculum. The case explores INSEAD’s approach to business education in a global context, and how it functions with a dual campus setting.

Chicago Graduate School of Business
The University of Chicago Graduate School of Business offered a discipline-based, flexible MBA program to full time, evening, weekend, and executive MBA students. At a time when other MBA programs were introducing significant changes to their curricula, Chicago felt its traditional approach worked well, and it was not contemplating significant change. This case describes Chicago’s approach to MBA education and the challenges it faced.

* Informações públicas disponíveis no site https://cb.hbsp.harvard.edu/

O debate gerado pelo programa O Futuro do Ensino de Negócios é urgente e necessário tanto para escolas privadas quanto públicas, com ou sem fins lucrativos. Ao envolver sua instituição, você influenciará toda a estrutura acadêmica e desenhará melhores programas para o corpo discente, alinhados às necessidades atuais do mercado de trabalho.

Trabalhado em pequeno grupo, no formato case discussion, o programa é mediado por um dos maiores especialistas em ensino de negócios da atualidade. O moderador tem especialização em algumas das melhores escolas de negócios do mundo (inclusive em uma das escolas tema do programa).

Módulos

1 – Benefícios e desafios de criar e implementar um currículo integrado e horizontal, adoção de um novo currículo em negócios.
2 – Capacitação em habilidades essenciais para negócios, estrutura flexível de programas de ensino e engajamento de alunos durante o primeiro ano de um curso. 
3 – Internacionalização e Globalização.
4 – Desenvolvimento de líderes corporativos, currículo em liderança e ensino experiencial.

Datas e Horário

Sob consulta – Para mais detalhes entre em contato com clinton@clinton.com.br ou ligue para (11) 3085-2791
Horário: Sob consulta

Forma de Pagamento

Sob consulta por telefone ou e-mail:
Tel.: (11) 3085-2791;
E-mail: clinton@clinton.com.br.

Informações adicionais

  • O programa O Futuro do Ensino de Negócios é oferecido para venda corporativa;
  • O valor inclui cópias oficiais dos 6 cases, para cada um dos participantes (aproximadamente 130 páginas);
  • Programa em Português (é necessário nível intermediário de inglês para a leitura dos cases);
  • Valor para deslocamento de até 800km partindo da cidade de São Paulo. Para regiões além dessa distância, por favor, entre em contato por telefone ou e-mail.

Facilitador


Thiago de Carvalho, M. Ed.
Mestre em Educação e Ensino de Negócios pela New York University – e autor do paper Learning machine: how to boost adult learners’ performance in sixteen weeks. Formado em comunicação social pela FAAP e pós-graduado em administração pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

De 2006 a 2013 atuou no Centro de Empreendedorismo do Insper, onde capacitou centenas de empreendedores, alguns premiados internacionalmente. Durante esse período, co-fundou e coordenou a competição de negócios da escola, atualmente na 8a edição. Nesse processo, capacitou mentores e professores que atuaram na educação de empreendedores e futuros empreendedores. Na última posição, como Coordenador do Centro de Empreendedorismo, Thiago co-desenvolveu um programa inovador para formação de alumni empreendedores.

Possui experiência nas multinacionais Directv, Telefónica e Santander, onde dirigiu e treinou diretamente equipes de 2 a 350 pessoas. Somada à experiência executiva, empreendeu no Antecipe a matrícula e garanta sua vaga Se não o puder fazer o curso, reembolsamos 100% Matrículas ramo varejista de moda e no e-commerce de produtos para pequenas empresas. No ramo varejista, Thiago vendeu sua participação na empresa. O e-commerce foi descontinuado após um ano de operação.
Sua atuação no ecossistema empreendedor foi destaque em diversos meios de comunicação, como O Estado de São Paulo, Exame PME, Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Valor Econômico.

Entre os reconhecimentos, foi eleito pela Universität St. Gallen, Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo. No Insper, foi reconhecido como alumnus destaque. Como mentor, Thiago recebeu o prêmio de melhor Plano de Negócios Escrito na edição latino-americana da competição promovida pela University of Texas at Austin. Em Nova Iorque, recebeu o 1o lugar no prêmio Kapor Center for Social Impact at New York City Startup Weekend Education.

Thiago atua como membro do comitê de comunicação da Academy of Management Entrepreneurship Division, onde trabalha para o aprimoramento do diálogo entre acadêmicos e praticantes de empreendedorismo e é voluntário do Instituto Empreender Endeavor, onde foi protagonista do e-curso Estratégia de Vendas. Na área educacional, também atuou como professor no Senac e palestrante na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Thiago participou de programas de formação de professores na Florida University (Experiential Classroom) e Harvard University (Teaching Cases Online e Case Method Teaching Seminar).

Certificado

A Clinton fornece certificado aos alunos que concluírem 75% ou mais das atividades propostas em aula.

Exemplo de certificado:

certificado

Acesse o Programa de Aulas para mais informações sobre o curso.

Depoimentos

"Acredito que a possibilidade de exercício do planejamento de um novo negócio ao longo do curso Empreendedorismo na Prática contribuirá para deixá-lo ainda mais executável."

Fabiano Bossle Miguel

Atuou como Chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento

do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR

Fabiano Bossle Miguel