600x200

Enquanto eu morava em NY, pesquisando sobre aprendizagem de negócios, tive a chance de conhecer centenas de teorias e autores. Li inúmeros artigos, livros e participei de dezenas de eventos sobre como ensinar negócios a adultos.

Entre 2013 e 2015, fui aluno da mais antiga faculdade de educação dos EUA, a Steinhardt, da New York University. Apensar de morar em Manhattan, participei de cursos e eventos sobre o tema em Boston (Harvard), Flórida (University of Florida) e na própria Columbia, em NY.

Quando me perguntam qual o melhor livro sobre ensino de negócios que tive acesso entre todos que li, minha resposta surpreende.

Escrito em 1967, “Aprendendo sem um Professor” (Learning Without a Teacher, link abaixo) não fala de marketing, finanças ou estratégia.

chamadaqemp

Como um livro que não fala sobre negócios pode ser o melhor livro de negócios?

Escrito como resultado da pesquisa de doutorado de Allen Tough, “Aprendendo sem um Professor” é um daqueles livros que transformam. O autor concentrou sua pesquisa em como adultos estruturam os próprios programas de aprendizagem. Ou seja, o livro é sobre a capacidade das pessoas serem responsáveis pelo próprio ensino, definindo metas e traçando planos – percebe a relação com o ambiente empresarial?

Allen Tough pesquisou dezenas de casos em que adultos decidiram aprender alguma coisa, como um esporte, tocar um instrumento ou criar um filho, por exemplo. Ele mapeou como os adultos faziam escolhas sobre como e quando aprender, a quem pedir ajuda, quanto gastar, etc. Exatamente como as pessoas que querem desenvolver um negócio fazem (eu escrevi um artigo para a Exame.com sobre isso).

Se você quiser debater sobre como pessoas aprendem negócios, acompanhe nosso blog. Vamos fazer um convite em breve.

O livro pode ser baixado na íntegra, no site do autor. Recomendo os capítulos Introdução, 1, 2 e 3 (a edição é em inglês). 

Espero que tenha gostado da dica.

Abraços,

assinatura-thiago