Sua aula cortesia

Clique aqui para receber informações completas e ser informado sobre a aula cortesia de apresentação do curso.

Introdução

O programa tem como público alvo consultores, mentores, coaches e professores que atuam ou pretendam atuar com o desenvolvimento de empreendedores e intraempreendedores.

Este é um programa de formação intermediária, para profissionais com pelo menos 2 anos de atuação na área (veja o processo seletivo).

A duração do programa é de 2 meses, totalizando 30 horas de atividades (16 horas de aula online ao vivo e 14 horas em atividades entre as aulas). O curso está dividido em 4 módulos: Ferramentas e modelos educacionais, O empreendedorismo moderno, Programas de desenvolvimento e Projeto aplicado.

No módulo Projeto, você aplicará modelos apresentados durante o curso em um ou mais empreendedores/intraempreendedores. Consulte a seguir as descrições dos módulos.

A edição anterior do curso recebeu nota 9.82 de recomendação pelos participantes. Eles também deram nota 9.0 para satisfação com o programa.

Nesse material você encontra todas as informações que precisa para conhecer o curso, biografia dos professores, datas, além de detalhes sobre os módulos de ensino.

Módulos

Módulo 1 – Ferramentas e modelos educacionais
• Andragogia aplicada ao empreendedorismo
• Aprendizagem autodirigida aplicada ao empreendedorismo
• Design instrucional aplicado ao empreendedorismo
• Taxonomia de Bloom aplicada ao empreendedorismo
• O modelo de progressão de empreendedores
• Aprendizagem formal e informal
• Aprendizagem de superfície e aprendizagem profunda
• Expert performance

Módulo 2 – O empreendedorismo moderno
• O processo empreendedor e os tipos de empreendedorismo
• As origens do empreendedorismo moderno
• As disciplinas que formam o empreendedorismo
• Mentoria, coaching e consultoria de empreendedores
• Competências do empreendedorismo

Módulo 3 – Programas de desenvolvimento
• Empreendedorismo como carreira
• Universidades e cursos de curta/média duração
• Aceleradoras, incubadoras e investidoras
• Investidores anjo, capital semente e outras formas de captação
• Redes de apoio para empreendedores
• Transferência de aprendizagem

Módulo 4 – Projeto aplicado
• Como atividade de conclusão, você aplicará modelos educacionais apresentados durante o programa em um ou mais empreendedores
• O projeto visa desenvolver e consolidar as habilidades trabalhadas ao longo do curso

Descrição

Ao longo dos últimos anos, o campo do empreendedorismo passou por grandes mudanças. Embora empresas sejam abertas há séculos, apenas recentemente empreender se transformou em uma opção viável de carreira.

As redes de apoio e capacitação são cada vez mais comuns, a tecnologia atual permite com que pessoas sem muito treinamento técnico criem lojas virtuais, anúncios na internet e acessem mercados antes distantes.

Por outro lado, a nova percepção que é “possível empreender” tem seus contras. Existem muito mais pessoas interessadas em criar projetos de novos negócios do que profissionais preparados para apoiá-las.

O curso Formação em desenvolvimento de empreendedores tem o papel de colocar empreendedores no centro da discussão, analisando e propondo caminhos para a criação de melhores profissionais.

Embora o curso aborde técnicas para o desenvolvimento de negócios, o foco está na pessoa do empreendedor e seu desenvolvimento.

Apenas com uma boa bagagem de autoeducação (aprendizagem autodirigida) empreendedores conseguem se engajar com qualidade nas questões técnicas, específicas de cada negócio.

Como empreendedores, consideramos uma gama variada de perfis: desde pessoas interessadas em negócio próprio até profissionais que atuam na criação de negócios nas empresas em que são funcionários (também chamados de intraempreendedores).

O principal objetivo do programa é oferecer ferramentas para que você entenda como ocorre e apoie o desenvolvimento de profissionais autodirigidos. Esses profissionais poderão, então, selecionar as ferramentas de negócios e os recursos adequados ao momento do projeto que estão envolvidos.

A técnicas, metodologias, teorias e exemplos do curso foram selecionadas criteriosamente com base em mais de 15 anos de atuação prática e acadêmica na área.

Receba o plano de aulas

Clique aqui para receber informações completas e ser informado sobre a aula cortesia.

Público alvo

• Consultores, mentores, coaches, professores que atuam ou queiram atuar com desenvolvimento de empreendedores e intraempreendedores.

• Graduação completa e pós-graduação concluída (ou cursando).

Formato

• 8 aulas online ao vivo, aos sábados de manhã (consulte agenda)
• Atividades entre aulas: leituras e mini-projetos
• Atividade de conclusão: projeto (módulo 4)
• As aulas também serão gravadas e disponibilizadas aos participantes

Datas das aulas

Todas as aulas ocorrem aos sábados, das 9h45 até 11h45, em plataforma de colaboração online ao vivo

Preparação De 1 a 12 maio
Aula 1 12 maio
Aula 2 19 maio
Aula 3 26 maio
Aula 4 02 junho
Aula 5 09 junho
Aula 6 16 junho
Aula 7 23 junho
Aula 8 30 junho

Total oito aulas, 16 horas de aula.

Plataforma de aulas

Gotomeeting, plataforma estável e de fácil utilização. Basta um computador, celular ou tablet conectado à internet

Materiais serão disponibilizados pelo Dropbox.

Facilitador do curso (mais informações adiante)

Thiago de Carvalho

Formação educacional

Mestre em ensino de negócios pela New York University
Pós-graduado em administração pelo Insper e graduado em comunicação pela FAAP.
Participou de cursos sobre educação de adultos e negócios em Harvard e University of Florida.

Experiência em universidades

É professor de empreendedorismo e inovação do Insper e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas.

Treinou professores, consultores e alunos de escolas como: PUC-RS, PUC-RJ, PUC-PR, ESPM, FAAP, USP, Unicamp, Fatec Sebrae, Unisul, SENAC, Inatel, IFF, entre dezenas de outras instituições.

Foi coordenador do centro de empreendedorismo do Insper, onde criou a competição de negócios da escola, em 2006.

Experiência no mercado

Empreendedor em diversos segmentos, como moda, alimentação, varejo pela internet e tecnologia educacional.

Atuou nas multinacionais Directv, Telefónica e Santander, sempre nas áreas de desenvolvimento comercial, estratégia e treinamento.

Premiações

Eleito pela Universität St. Gallen, Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo.

Como mentor, recebeu o prêmio de melhor Plano de Negócios Escrito na edição latino-americana da competição promovida pela University of Texas at Austin.

No Insper, foi reconhecido como alumnus (ex-aluno) destaque.

Em Nova York, seu projeto no Startup Weekend Education ganhou o primeiro lugar na divisão impacto social.

Artigos e entrevistas selecionadas | Clique para ler

Folha de São Paulo: Empresa não é uma ideia, é um fluxo de caixa positivo

Exame: A quem pedir ajuda para começar um novo negócio do zero?

Endeavor: Transformando o ensino de empreendedorismo

Preço e plano de pagamento

• Matrícula + 12 parcelas de R$250 no cartão. Preço para inscrições antecipadas.
• Preço da matrícula: R$200. Preço total (matrícula + parcelas): R$3.200
• Consulte benefício para pagamento à vista em março ou pagamento à vista em abril.
• Consulte benefício para 2 ou mais pessoas da mesma empresa/instituição
• Preço normal: R$3.950

Receba o plano de aulas

Clique aqui para receber informações completas e ser informado sobre a aula cortesia.

Biografia completa do facilitador do curso


Thiago de Carvalho, M. Ed. Mestre em ensino de negócios pela New York University, Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas. É associado Acadêmico no Brasil da Higher Education Academy – agência oficial de capacitação e certificação de docentes do Reino Unido e Country Manager da Clinton Education, onde é pesquisador-líder da metodologia QEMP (Quociente Empreendedor).

Participou de programas de formação de professores em Harvard (Teaching Cases Online e Case Method Teaching Seminar) e na Florida University (Experiential Classroom for Entrepreneurship Educators).

Formado em comunicação social pela FAAP e pós-graduado em administração pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, possui experiência nas multinacionais Directv, Telefónica e Santander, onde dirigiu e treinou diretamente equipes de 2 a 350 pessoas. Somada à experiência executiva, empreendeu no ramo varejista de moda e no e-commerce de produtos para pequenas empresas. No ramo varejista, Thiago vendeu sua participação na empresa. O e-commerce foi descontinuado após um ano de operação.

De 2006 a 2013 atuou no Centro de Empreendedorismo do Insper, onde capacitou centenas de empreendedores, alguns premiados internacionalmente. Na última posição, como Coordenador do Centro de Empreendedorismo, Thiago co-desenvolveu um programa inovador para formação de alumni empreendedores.

Sua atuação no ecossistema empreendedor foi destaque em diversos meios de comunicação, como O Estado de São Paulo, Exame PME, Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Valor Econômico.

Entre os reconhecimentos, foi eleito pela Universität St. Gallen, Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo. No Insper, foi reconhecido como alumnus destaque. Como mentor, Thiago recebeu o prêmio de melhor Plano de Negócios Escrito na edição latino-americana da competição promovida pela University of Texas at Austin. Em Nova York, seu projeto no Startup Weekend Education ganhou o primeiro lugar na divisão impacto social.

Thiago foi como membro do comitê de comunicação da Academy of Management – Entrepreneurship Division, onde atuou para o aprimoramento do diálogo entre acadêmicos e praticantes de empreendedorismo e é voluntário do Instituto Empreender Endeavor, onde foi protagonista do e-curso Estratégia de Vendas.

Certificado

Será emitido certificado para quem participar de pelo menos 6 das aulas ao vivo e apresentar o projeto final. Exemplo de certificado:

certificado

Clique aqui para receber informações completas e ser informado sobre a aula cortesia.