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Introdução

“Proposta de valor” é um dos assuntos mais falados e menos compreendidos do mundo dos negócios. Você conseguiria, com segurança, explicar o que é uma boa proposta de valor? Se você tem dificuldades para explicar, terá dificuldades para construir uma.

Nesse curso, preparamos atividades que aplicam na prática os principais referenciais teóricos sobre o assunto. Além disso, levamos em conta os desafios que uma startup tem nas fases de criação e consolidação do negócio.

A grande experiência do professor como empreendedor (e professor do tema) faz com que os alunos terminem o curso com clareza sobre como construir uma Proposta de Valor e os desafios que encontrarão ao longo do caminho.

Benefícios da consultoria

Ao participar do programa, você será capaz de:
• Identificar e analisar os elementos de uma proposta de valor
• Recomendar ajustes em uma proposta de valor estabelecida
• Estruturar uma proposta de valor, considerando seus principais elementos
• Explicar a proposta de valor de um negócio

Programa

1. O que é uma proposta de valor

2. O que não é uma proposta de valor

3. O que é um Value Map

4. Como definir e diferenciar benefícios

5. Como clientes enxergam a relação preço X qualidade

6. Como calcular o potencial de um mercado

7. Como comunicar uma proposta de valor

Descrição

Você já se perguntou por que alguns negócios prosperam enquanto outros não vão para frente? Em São Paulo, no bairro do Itaim, existe um bar que é um sucesso. Tirando segunda-feira, que não é o dia mais “normal” para se frequentar bares, ele fica lotado, com pessoas ocupando até a calçada.

Por que esse bar é um sucesso, enquanto o bar vizinho de parede fica vazio a maior parte do tempo? Será que o ponto é ruim? Não, pois eles são parede com parede, colados um no outro. São os produtos? – Também não, pois a bebidas e oferta de porções é muito parecida…

Se analisarmos pelo ponto de vista da “Proposta de Valor”, um dos bares conseguiu entregar e comunicar “benefícios”, enquanto o outro não consegue. Quais benefícios?! Como fazer isso? Bom, esses são temas do curso…trataremos esse e outros assuntos ao longo do programa 😉

Além de entregar e comunicar “benefícios”, é importante comparar a proposta de valor de concorrentes: será que algum outro bar na região entrega uma propota parecida? E o tamanho do mercado, será que a rua comporta dois bares com a mesma proposta de valor?

Quer conhecer mais?

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Público alvo

Empreendedores, futuros empreendedores e responsáveis por colocar empresas, produtos e serviços no mercado. Profissionais que querem explorar conteúdos e conceitos baseados em experiências reais, aplicáveis aos seus negócios. O curso foi criado para atender empreendedores de negócio próprio e empreendedores corporativos.

Formato

• Presencial
• Online ao vivo

Como é uma consultoria online ao vivo

Um dos benefícios da internet é permitir com que as pessoas estejam no mesmo ambiente, sem precisar se locomover. Temos anos de experiência desenvolvendo programas nesse formato:

• Conheça nossa ferramenta para encontros online Clicando aqui
• Veja exemplo completo de uma atividade online Clicando aqui

Plataforma online ao vivo

Gotomeeting, plataforma estável e de fácil utilização. Basta um computador, celular ou tablet conectado à internet.

Materiais serão disponibilizados pelo Dropbox.

Consultor especialista

Thiago de Carvalho

Mestre em aprendizagem organizacional pela New York University
Professor de empreendedorismo e inovação do Insper
Empreendedor em diversos segmentos e tamanhos de empresa
Veja biografia completa adiante

Bilbiografia do curso

• The Elements of Value (Eric Almquist, John Senior, and Nicolas Bloch)

• Mapping Your Competitive Position (Richard A. D’Aveni)

• Customer Value Proposition in Business Markets (James C. Anderson, James A. Narus, and Wouter van Rossum)

• Business is a value delivery system (Michael J, Lanning, Edward G. Michaels)

Preço e forma de pagamento

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Biografia completa do consultor


Thiago de Carvalho é Mestre em aprendizagem organizacional pela New York University, Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper, professor convidado na Fundação Getúlio Vargas e Country Manager da Clinton Education, onde é pesquisador-líder do Método QEMP (Quociente Empreendedor).

Entre 2006 a 2013, atuou no Centro de Empreendedorismo do Insper.

Sua atuação no ecossistema empreendedor foi destaque em diversos meios de comunicação, como O Estado de São Paulo, Exame PME, Folha de São Paulo, CBN, Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Rede Globo e Valor Econômico.

Possui experiência nas multinacionais Directv, Telefónica e Santander, onde dirigiu e treinou diretamente equipes de 2 a 350 pessoas. Somada à experiência executiva, empreendeu no ramo varejista de moda, alimentação, e-commerce e tecnologia educacional.

Foi eleito pela Universität St. Gallen, Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo. No Brasil foi reconhecido como alumnus destaque (Insper). Como mentor, recebeu o prêmio de melhor Plano de Negócios Escrito na edição latino-americana da competição promovida pela University of Texas at Austin. Em Nova York, seu projeto no Startup Weekend Education ganhou o primeiro lugar na divisão impacto social.

Participou de programas de formação de professores em Harvard (Teaching Cases Online e Case Method Teaching Seminar) e na Florida University (Experiential Classroom for Entrepreneurship Educators).

É formado em comunicação social pela FAAP e pós-graduado em administração pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Thiago foi membro do comitê de comunicação da Academy of Management – Entrepreneurship Division, onde atuou para o aprimoramento do diálogo entre acadêmicos e praticantes de empreendedorismo e é voluntário do Instituto Empreender Endeavor, onde foi protagonista do e-curso Estratégia de Vendas.

Certificado

Será emitido certificado para quem concluir as atividades. Exemplo de certificado:

certificado

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Estratégia de Vendas para Startups